• Brazilian Tours

Mamajuana - O Viagra Dominicano!

Mama Juana (ou mamajuana) é uma bebida da República Dominicana, que pode ser encontrada em diferentes versões, sendo permitido brincar com seus ingredientes, teor alcoólico e maneira de fabricação, seguindo sempre uma base de rum, vinho tinto e mel com casca de árvore, ervas e até mariscos. O sabor é semelhante ao vinho do Porto e a cor é um vermelho profundo.



Muitos dizem que a receita a princípio era um chá feito pelos Taínos (índios da República Dominicana) para curar gripes, resfriados e dores de cabeça e com o passar dos anos começaram a incluir álcool como vinho e rum ativando assim sua característica mais marcante hoje em dia: os rumores dizem que é um poderoso afrodisíaco natural com muitas propiedades benéficas a saúde do homem.



Mamajuana Punta Cana

Basicamente a Mamajuana é uma mistura de cascas de árvores locais e ervas (Anamu, Anis Estrelado, Bohuco Pega Palo, Albahaca, Canelila, Marabeli, Clavo Dulce, Timacle, Maguey, Bojuco Caro...) que ficam de molho de 7 a 10 días no rum para ativar e liberar toda as suas propriedades e sabor. Depois disso os outros ingredientes são adicionados como canela, mel, limão, mariscos, vinho tinto, baunilha, gengibre, entre outros, produzindo assim uma bebida de sabor forte, de cor escura que normalmente é servida em temperatura ambiente em copos pequenos (shots).



Shot Mamajuana

Depois de terminada a bebida que esta na garrafa, a mesma mistura de raízes e ervas podem ser reutilizadas até 15 ou 20 vezes até perderem o sabor e suas propriedades.

Ninguém sabe ao certo de onde vem o nome mas a versão mais aceita é que vem da rainha Francesa Juana I (Jeanne I) que chegou no século 16 muito interessada na fabricação das garrafas e logo de fazer sua primeira garrafa nomearam (em francês) de Dame Jeanne que com os anos, passando ao espanhol e perdendo algumas letras Mama Jeanne ou MamaJuana como é conhecida hoje.


Planta da Mamajuana

Apesar de ter muitas versões e informações contraditórias, muitos estudos relatam efeitos positivos variados na saúde como melhora para a gripe, digestão, ajuda na circulação, limpador de sangue, potência sexual, rim e tônico para o fígado. Nenhum desses aspectos foram comprovados e Mamajuana não é (e não deve ser) usada como remédio, mas esses rumores foram o suficiente para fazer dessa bebida a marca registrada da Republica Dominicana, devendo ser conhecida por quem visita, recomendamos um pouco de cuidado se for experimentar já que seu teor alcoólico é de mais ou menos 30%!!!

*Aprecie com moderação!!